Nem todas as mulheres sonham com a maternidade, mas muitas já nascem com esse instinto maternal, e sentem que ser mãe, é um um dom divino que transcende o mais alto grau do amor. É um caso de amor, que acontece até mesmo muito antes do bebê ser gerado. E somente quem é mãe, pode compreender que a verdadeira realização de uma mulher é alcançada, quando ela dá à luz aos seus filhos.
A realização que uma mulher alcança quando experimenta o maravilhoso presente de ser mãe, não tem comparação com mais nada, porque nada pode igualar a sensação que uma alma sente quando dá vida à outra.
Exatamente esse ponto é incomparável, pois a vida é o acontecimento mais maravilhoso que a natureza já criou. À mulher foi dado o grande dom de tornar isso possível, além de ser testemunha e, ao mesmo tempo, co-protagonista do milagre que está sendo gerado em sua barriga.

Mas para que a gestação ocorra, é preciso conhecer nosso corpo e esse post trata justamente disso. Aqui você encontrará todas as informações, dicas e mitos. Vamos lá?
Como funciona nosso corpo?
Nosso ciclo menstrual é composto por 3 fases: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea. Geralmente o ciclo da mulher é de 28 dias, essa é a média.
Fase Folicular: É o início do ciclo, começa desde o dia da menstruação até o dia que a mulher entra no período fértil.
Fase Ovulatória: É o nosso famoso período fértil, começa 5 dias antes do dia da ovulação e vai até 1 dias depois da ovulação.
Fase Lútea: É a fase que começa após o período fértil e se estende até um dia antes da menstruação.

Quando saber o dia certo da minha ovulação?
A primeira coisa, é você saber se você é regulada. Se você não for regulada, ficará muito difícil descobrir, mas sugiro que você use testes de ovulação, assim você consegue detectar o dia exato. A ovulação geralmente é no meio do seu ciclo, então, se você tem ciclo de 28 dias, será no 14° dia, se você tiver um ciclo de 30 dias, será no 15° dia e sucessivamente. O ciclo é contado sempre no primeiro dia da menstruação, quando aparecer o sangue vivo.
Quando começa o Período Fértil?
Após você mais ou menos detectar o dia da sua ovulação, você vai contar 5 dias antes, o dia da ovulação e um dia após a ovulação, totalizando 7 dias férteis.
Os espermatozóides podem sobreviver dentro do útero da mulher de 3 à 5 dias, por isso o período fértil, começa antes da ovulação. O óvulo fica disponível para fecundação por 24 horas, portanto, 1 dia após a ovulação, há chances de engravidar.

Como funcionam nossos hormônios?
Na fase folicular, nossos hormônios estão bem baixinhos, quando entramos no período fértil, o hormônio estrogênio, LH e FSH entram em ação para liberar o óvulo, quando entramos na fase lútea, esses 3 hormônios caem e a progesterona entra em ação.
São esses 3 hormônios que fazem a mulher ter todos os sintomas da ovulação: muco mais líquido, dores pélvicas e aumento da libido.
Depois que ovulamos, a progesterona começa à agir, qual a função dela? Engrossar o endométrio, para receber um possível embrião. Porém, a progesterona gera diversos sintomas, a nossa famosa TPM: dor de cabeça, dor nos seios, seios inchados, azia, irritabilidade, ânsia e muco branco pastoso.
Quando não há gravidez, o endométrio que a progesterona engrossou, se descama em forma de menstruação e um novo ciclo se inicia.
Como funciona a Temperatura Basal?
Eu acho que a temperatura basal é o único sintoma que não engana nenhuma mulher, quando ela engravida. Então preste muito atenção como ela funciona!
Na fase folicular, quando os hormônios estão baixinhos, nossa temperatura corporal é baixa. Quando ovulamos, ela aumenta. Porém, quando entramos na fase lútea, a progesterona faz aumentar muito a temperatura corporal da mulher, ao ponto de achar que estamos febril, tem mulheres que a temperatura chega à 37.8°C.
Quando você engravida, quem é responsável por segurar a gestação é a progesterona, e por fim sua menstruação atrasa. Se sua menstruação atrasar e sua temperatura permanecer alta, é gravidez. Não se apague à sintomas, sintomas de gravidez e TPM são extremamente idênticos, por conta da progesterona.
Mitos!
Ter relação e levantar as pernas. Não há comprovação científica desse método, na verdade os espermatozóides tem motilidade própria e não dependem da gravidade para se locomover.
Testes caseiros. Também não há comprovação científica, quando estiver na dúvida, compre o teste de gravidez.
Algumas posições sexuais ajudam. Não é verdade! Qualquer posição é possível engravidar, basta ter relação desprotegida e dentro dos 7 dias do período fértil.
Espero que tenhamos ajudado, vida de tentante não é fácil, mas não se desesperem. A cada ciclo, a mulher tem até 20% de chance de engravidar, então não é tão fácil assim. É preciso ter persistência, fé e saber que tudo nessa vida, tem a hora certa.
BOA SORTE À TODAS AS TENTANTE! ♥
A vida é o acontecimento mais maravilhoso que a natureza já criou.
Comments